Os “Escorpiões” do xadrez.

Amigos[as], como sabeis sou nascido em novembro, “sob os eflúvios” de Plutão, o planeta das coisas ocultas e sinistras [contrário de “destras”, sabiam?…].

Há uns dois ou três anos, quando percebi que não poderia estudar todas as biografias e estilos de jogo dos grandes mestres do xadrez, resolvi escolher alguns deles. Optei pelos campeões que fossem também nascidos sob o signo de escorpião. Vejamos a lista:

José Raul Capablanca1. José Raúl Capablanca y Graupera (Havana, 19 de Novembro de 1888 — Nova Iorque, 8 de Março de 1942) foi o cubano detentor do título de campeão do mundo, entre 1921 e 1927.

Alexander Alekhine 

2. Alexander Alexandrovich Alekhine (Александр Александрович Але́хин) (31 de Outubro de 1892, Moscovo, Rússia – 24 de Março de 1946, Estoril, Portugal) foi um jogador de xadrez de grande nível, conhecido pelo seu estilo marcadamente atacante.

 

3. Mikhail Nekhemievich Tal, em russo Михаил Нехемиевич Тал e em letão Mihails Tāls, (Riga, 9 de Novembro de 1936 — Moscou, 28 de Junho de 1992) foi o oitavo campeão do Mundo de Xadrez.

Conhecido como “O Mago de Riga”, Tal pode ser considerado como um clássico jogador de ataque, com um jogo extremamente poderoso e cheio de recursos. A sua forma de encarar o tabuleiro era bastante pragmática a este respeito, ele é um dos herdeiros do ex-campeão mundial Emanuel Lasker, pois não hesitava em sacrificar material de forma a conquistar a iniciativa (que em xadrez se define como a capacidade de fazer ameaças a que o oponente deve responder) do jogo. O seu primeiro e mais influente treinador foi Alexander Koblentz.

O estilo de jogo de Mikhail Tal foi reduzido, pelo também ex-Campeão Mundial Vasily Smyslov, a um conjunto de “truques”, contudo Tal bateu convincentemente todos os grandmasters (grandes mestres) recorrendo a sua habitual agressividade (Viktor Korchnoi é um dos poucos com um registo assinalavelmente positivo nos confrontos com Tal). Os sacrifícios intuitivos a que Mikhail Tal recorria criavam fortes complicações, parecendo mesmo impossíveis de resolver a muitos mestres os problemas que Tal criava no tabuleiro, embora análises pós-jogo mais profundas encontrassem falhas nos seus raciocínios.

Acima de tudo Tal amava o jogo em si mesmo e considerava que o “Xadrez, antes de mais, é Arte.” Era capaz de jogar numerosos jogos blitz contra desconhecidos ou jogadores relativamente fracos apenas pelo prazer de jogar!

Aron Nimzowitsch.jpg

4. Aaron Nimzowitsch (Riga, 7 de novembro de 1886 Dinamarca, 16 de março de 1935) foi um Grande Mestre de enxadrismo e um autor muito influente. Ele foi um dos fundadores do Movimento Hipermoderno.

Published in: on fevereiro 6, 2008 at 5:51 am  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://xadrezcriativoemagistral.wordpress.com/2008/02/06/os-escorpioes-do-xadrez/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. voce ja deve tá percebendo que eu não solto essa página sua da minha tela
    mais uma curiosidade que eu tinha constatado😦
    infelizmente eu sou de Libra, somente conheço o Rublevsky como jogador top desse signo
    o xadrez é de escorpião
    falta o maior dos mestres nessa lista: Kasparov
    mais um célebre escorpiano

    Sobre Tahl, acho que tudo tem seu oposto. O oposto de Fischer, ou o seu antídoto, foram Tahl e Geller. Esses dois fizeram Fischer chorar.
    Já Tahl não conseguia se sair bem contra Bolelavsky, Polugaevsky e Korchnoj. Não sei o que esses tinham pra rebater o Mago.
    Mequinho tambem conseguiu uma vitória na sua única partida contra o Mago. O grande problema do Tahl foi sua saúde, acho que com uma saúde de Botvinnik, até hoje ele estaria fazendo das suas.

    Nimzowitsch é um dos meus grandes mestres, só a história da vida dele já encheria romances e tudo mais. Adoro suas idéias.😀


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: