Fortaleza/CE: Prefeitura implementará xadrez nas escolas!

A PARTIR DE HOJE
Prefeitura inclui xadrez nas escolas

Praça do Ferreira: lançamento do Programa Jogada de Mestre atraiu interessados em jogar

Alguns sequer se arriscam a jogar xadrez, por temer a complexidade do jogo. É xeque-mate para um lado, rainha para outro, cavalos, torres, enfim, os elementos são muitos, assim como precisam ser a concentração e o raciocínio lógico. Na tarde de ontem, porém, esses requisitos permearam a Praça do Ferreira. E, melhor, a partir de hoje, eles adentrarão na rede de ensino municipal.

Numa tarde de lazer para quem quisesse “se arriscar”, a Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) lançou o Programa Jogada de Mestre. Desenvolvida pelo órgão municipal, em parceria com a Federação Cearense de Xadrez (FCX), a iniciativa busca popularizar a prática em 34 escolas municipais e seis Centros de Cidadania de Fortaleza. No total, serão seis mil beneficiados com duas aulas por semana, no horário oposto ao turno escolar.

“Será aplicado o xadrez pedagógico, com o qual casa-se a disciplina com a metodologia do esporte. Há as técnicas, as peças, a concentração e o raciocínio lógico”, explica o titular da Secel, Roberto Gomes. Segundo o secretário, 40 monitores foram capacitados com cursos de 20 horas/aula para oferecerem os métodos, a partir de hoje, aos interessados espalhados pela Capital cearense.

“A Prefeitura Municipal tem a idéia do ´esporte participação´. Isto é, oferecer a prática do lazer sem nenhuma preocupação competitiva. Queremos democratizar o acesso à prática e ao lazer”, complementa.

Conforme o presidente da Federação Cearense de Xadrez (FCX), Fernando Alves, a adoção do jogo nas salas de aula é uma oportunidade de acesso ao esporte que, em geral, não é tão popular entre os jovens.

Como ressaltou, ele será uma “ferramenta pedagógica”, que envolve conhecimentos matemáticos, físicos, históricos. De acordo com Fernando Alves, em todo o Estado são contados hoje quase três mil jogadores registrados, dos diferentes municípios cearenses.

Para a auxiliar administrativo, Karine Lima, 32, que ontem jogou xadrez pela primeira vez, a possibilidade de mexer nas peças tornou o esporte mais fácil do que imaginava. Na sua opinião, a iniciativa é uma boa opção para contribuir na formação dos estudantes, que, muitas vezes, afastam-se do jogo por considerá-lo difícil.

Published in: on junho 17, 2008 at 1:31 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://xadrezcriativoemagistral.wordpress.com/2008/06/17/fortalezace-prefeitura-implementara-xadrez-nas-escolas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: