O maior torneio de todos os tempos?!

Amigos[as], vai começar [hoje, terça-feira] aquele que pode entrar para a história como o mais forte [e/ou o maior] torneio de xadrez profissional de todos os tempos! Isso mesmo: Topalov, Anand, Ivanchuk, Radjabov, Aronian e Carlsen vão disputar um “todos contra todos em turno e returno”, concorrendo à premiação de mais de U$5000.000,00 [quinhentos mil dólares], o maior prêmio já dado, num torneio que não seja por título mundial. O rating médio ficou em 2.775,6 ELO, o que resulta num Torneio Categoria XXII [Linares, por exemplo, chegou, no máximo, à Categoria XXI, mesmo com Kasparov presente!].

Vejam os informes originais em:

Bom aprendizado [pois este torneio será um dos melhores de todos os tempos, de fato], afinal, a vitória valerá 3 pontos, o empate 1 e a derrota 0!!!…

Há muito tempo que se comenta a inserção desta pontuação [vitória 3, derrota 0, empate 1] nas competições dos “mestres”; é a chamada Regra de Sophia [cidade da Bulgária onde se realiza o MTel Masters, um torneio dos mais fortes, também – e amplamente dominado por Topalov (mas que foi vencido por Ivanchuk, este ano). Fala-se que isto tornaria o xadrez mais interessante, impediria a “morte do xadrez pelos empates” [“doença” prevista por Capablanca (que chegou mesmo a sugerir a inserção de mais duas torres e o aumento do tabuleiro em duas colunas, para renovar a teoria enxadrística!)] e premiria os “lutadores aguerridos”, como Kasparov, Tal, Petrosian, Fischer, Tolapov, Carlsen, Ivanchuk, Anand, Aronian e outros, desestimulando os “empatões” [jogadores que nunca se arriscam – uma tristeza, diga-se…], como Kramnik, Gelfand etc.

Aproveitemos a lição.

 

 

 

 

 

 

 

The URI to TrackBack this entry is: https://xadrezcriativoemagistral.wordpress.com/2008/09/02/o-maior-torneio-de-todos-os-tempos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: