Bilbao é o torneio mais forte do mundo?… Não.

Amigos[as], está acontecendo o Super-Torneio de Bilbao, reunindo Anand, Carlsen, Topalov, Ivanchuk, Aronian e Radjabov, todos entre os 10 melhores do mundo [Anand é o 1º, Carlsen o 2º]. Por conta disso, anunciou-se que este seria o torneio mais forte de todos os tempos [e este blog reverberou o informe, com ênfase].

Contudo, não é bem assim: o torneio só é considerado Categoria 22 se for levado em conta o “Live Rating” [uma criação de alguns sites de xadrez, para dar a classificação dos jogadores de elite dia a dia], coisa que é totalmente extra-oficial!

Portanto, pelas regras normais, este torneio deve ser considerado Categoria 21 [não é pouco, diga-se].

Quanto aos mais fortes torneios de todos os tempos, destacamos dois:

  1. O 1938 AVRO tournament, em que oito dos jogadores world’s top estiveram presentes [o então campeão mundial Alexander Alekhine, os ex-campeões José Raúl Capablanca e Max Euwe, e os potenciais desafiantes Mikhail Botvinnik, Paul Keres, Reuben Fine, Samuel Reshevsky e Salo Flohr];
  2. E o super-torneio de Las Palmas, em 1996 [vencido por Kasparov], onde estiveram Garry Kasparov, V. Anand, V. Krannik, A. Karpov, V. Topalov e V. Ivanchuk! Impressionante.

Vejamos, amigos[as]: considerar Bilbao 2008 o mais forte torneio da história implica considerar Carlsen, Aronian e Radjabov mais fortes do que, por exemplo, Capablanca, Karpov, Kasparov e Kramnik! Ridículo, com todo o respeito que o gênio de Carlsen merece…

Abraços a todos[as].

Ah, em tempo: Carlsen lidera o Bilbao, com 11 pontos, seguido de Tolapov com 10. Esta é a pontuação no sistema de “vitória 3, empate 1”; no sistema clássico, Topalov lidera.

Published in: on setembro 9, 2008 at 12:30 pm  Deixe um comentário  
Tags: , , , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://xadrezcriativoemagistral.wordpress.com/2008/09/09/bilbao-e-o-torneio-mais-forte-do-mundo-nao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: