Anand x Gelgand x FIDE: disputa pelo título mundial de xadrez transferida para a Rússia!

A Federação Internacionacal de Xadrez Profissional-FIDE transferiu [ao que parece, algo arbitrariamente, como tem sido do seu feitio, nas últimas duas ou três décadas] a disputa pelo título mundial de xadrez profissional para a Rússia.
Anteriormente, a FIDE havia declarado aceitar a proposta e as garantias financeiras dadas pela Índia.
Agora, com a aceitação da proposta russa, Anand perderá a vantagem de "jogar em casa", contra o GM de Israel.
Aposto que Danailov/Topalov e outros managers/GMs vão ver uma manobra russa, por trás da mudança [quem sabe para privilegiar uma possível volta de Kramnik?…]
Anand, com a elegância que lhe é característica, não entrou em polemicas; vejamos o que ele disse:

anand07.jpg

"Eu acho que no final, tudo depende da sua forma e de quão bem você joga. Também uma vez que o match começa, de algum modo apenas o seu oponente é visível. Eu tenho jogado em Moscou em muitas ocasiões e tenho sempre tido memórias agradáveis, especialmente a de jogar ante uma platéia apreciadora e entendida. (…) Eu me lembro de jogar contra Tkachiev em 2001 em Moscou e de que, durante o jogo, a audiência caiu em aplausos. Este, para mim, foi um dos momentos mais realizadores, como jogador de xadrez. (…) Ainda é cedo para pensar sobre isto. Mas um match é sempre algo onde seu oponente se torna 100% de seu espaço mental."

Published in: on agosto 10, 2011 at 8:08 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://xadrezcriativoemagistral.wordpress.com/2011/08/10/anand-x-gelgand-x-fide-disputa-pelo-titulo-mundial-de-xadrez-transferida-para-a-russia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

